Margem de Lucro e Markup: entenda a diferença e saiba como usar

Margem de Lucro e Markup: entenda a diferença e saiba como usar

Entender a diferença entre margem de lucro e markup é fundamental para todo empreendedor, pois a confusão entre esses dois conceitos pode levar o empreendedor a cometer erros na formação do preço de venda do seu produto e até mesmo na escolha do regime tributário da sua empresa.

Neste artigo de forma simples e objetiva vamos falar um pouco sobre margem de lucro e markup. 

 


Para simplificar: markup é uma função do custo e a margem de lucro é uma função do preço.

O markup é um índice usado na formação de preço de venda. Este índice é aplicado ao custo do produto e o seu resultado determina o preço de venda ideal para atingir uma determinada margem de lucro.

A margem de lucro é uma representação percentual do lucro líquido em relação ao preço de venda. Ela é calculada com o preço de venda já formado, mas pode ser usado na formação do preço de venda juntamente com o markup.

Enquanto a margem de markup é calculada baseada no custo do produto, com um cálculo mais simples para definir o preço de venda, a margem de lucro considera também as despesas operacionais, como também os impostos para ter o valor de lucro.

Saiba como definir cada um

Para calcular o Markup, você deve seguir a seguinte fórmula:
Markup = 1 / 1 – Despesas Variáveis (em %) – Margem de Lucro (em %)
Definimos como despesas variáveis as despesas que dependem da venda da mercadoria, como tributos na saída, por exemplo.

Agora para definir o preço, você deve seguir a fórmula:
Preço = Custo Líquido x Markup
A margem de lucro é o valor que esperamos receber com a venda do produto.

Já a margem, você deve fazer a seguinte conta:
Margem de Lucro Líquida = Preço Líquido – Custo Líquido / Preço

O Preço é o valor de venda para o consumidor final, sem as despesas variáveis, como os tributos de saída.
Já o custo é o valor pago pela mercadoria, descartando os tributos recuperáveis como ICMS, COFINS e PIS.


Veja como funciona na prática

Markup
Para simplificar o cálculo, imagine que o produto não tenha despesas variáveis e nem os tributos recuperáveis. Com um lucro esperado de 50%, você deve fazer a conta dessa forma:
Markup = 1 / 1 – 0% – 50%
Você terá o markup de 2.

Agora para definirmos o Preço do produto, você deve fazer o passo a seguir:
Preço = 14,00 x 2 = R$28,00

Margem
Seguindo para o exemplo da Margem de Lucro, calcule:
Margem de Lucro Líquida = 28,00 – 14,00 / 28,00
A Margem de Lucro será de 50%.

O markup serve para calcular qual o preço ideal de venda, imaginando de forma antecipada o lucro esperado. Enquanto a margem de lucro é o valor líquido retirado do preço de venda.
Você já sabia a diferença entre margem e markup?

O artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe em suas redes sociais.
 


RELACIONADOS

Leia também